domingo, 31 de janeiro de 2010

Fanfic


O que é Fanfic? É o que muitos de vocês devem estar se perguntando, segundo o Wikipédia...

"Fanfic é a abreviação do termo em inglês fan fiction, ou seja, "ficção criada por fãs". Trata-se de contos ou romances escritos por terceiros, não fazendo parte do enredo oficial do livro, filme, série ou história em quadrinhos a que faz referência."

 Surgimento

Com a popularização da internet, muitos escritores deste tipo de literatura encontraram uma forma mais prática de atingir outros fãs e pessoas com os mesmos interesses. E com o avanço dos mecanismos de busca se tornou mais prático encontrar sites dedicados aos fanfics. Embora uma grande parcela desses sites aborde um único personagem ou “gênero” (por exemplo: fanfics sobre mangá), existem outros como o Fanfiction.net (em inglês, mas com espaço para textos em outras línguas), o Quadrim e a Biblioteca de Guaruhara (um dos mais antigos sites de fanfics em atividade), que possuem textos de vários gêneros.

Os personagens destes são usualmente originais, seguindo uma história paralela a da obra original, tomando emprestados algumas situações, seus e personagens e acompanhando sua cronologia. Um dos sites mais famosos atualmente sobre FICS é o Nyah!Fanfiction.
Existem diversos blogs brasileiros e estrangeiros que trabalham neste formato, assim como o fórum brasileiro Need for fic, dedicado a fanfics de todos os tipos e casais. Ademais, existem comunidades do orkut que também se dedicam a postagem de fanfics.
Embora os primeiros blogs de fanfics interativos sejam dedicados a aventuras inspiradas pela série Harry Potter, atualmente se pode encontrar blogs dedicados a fics inspiradas por X-men, Crônicas de Nárnia, Senhor dos Anéis, Eragon, Turma da Mônica Jovem, entre outros.


Curiosidade


Normalmente os fanfics costumam infringir as leis sobre direito autoral, já que utilizam personagens criados originalmente por terceiros. Com exceção de casos onde os personagens já tenham caído em domínio público, as histórias que utilizem personagens ainda sob copyright podem ser proibidas por seus criadores originais. Contudo, devido ao grande número de sites na intenet bem como os altos custos de um processo judicial, geralmente esse tipo de criação literária é permitido devido ao seu conteúdo ser criado por fãs, que provavelmente consumiram o produto original e não têm o intuito de obter lucro.


Need for fic 

 A ideia de um fórum totalmente brasileiro, englobando fics de todos os tipos (séries, ships reais, animes, bandas musicais, filmes, hq's e outros),assim como um espaço destinado para histórias originais, surgiu a partir de uma conversa entre a administradora Mari Andreza e o membro Jão. Entrando em contatos com outras pessoas, como Leds, Jaq, Lane, Mandis e outros, eles desenvolveram o projeto, o layout e a ideia principal inaugurando oficialmente, em 22 de julho de 2009, o Need for fic.

Em 4 de agosto, com menos de um mês de vida, o fórum atingiu a marca de 100 membros. E hoje, com apenas seis meses de existência, o Need for fic já tem cerca de 430 membros. Isso é uma marca história para um fórum tão novo, considerando que fóruns com semelhante proposta não conseguem tamanho êxito em tão pouco tempo.
O diferencial desse forúm é a variedade de fanfics de todos os tipos e casais num só lugar, bem como o constante estimulo aos seus membros, sejam eles escritores ou leitores. O fórum sempre tem campanhas de estímulo a escrita e a leitura, fazendo com que haja uma constante movimentação em seu conteúdo. Também pode ser destacado a enorme interação dos membros, que torna o Need for fic uma imensa família.


Fanfics que recomendo: 

 Sinopse:  Bella Swan é uma jovem problemática e egoísta. Ao descobrir que seu pai Carlisle está noivo de Esme, decide abusar de suas artimanhas para separá-los durante as férias de verão na Itália, onde dividirá um teto com seus futuros irmãos. O que ela não sabe é que Edward Cullen, filho adotivo de Esme, se colocará em seu caminho, disposto a enfrentá-la para garantir a felicidade de sua mãe. Bella passará por um período conturbado e cômico de muitas mudanças e escolhas. Perceberá que a vida é bem mais complexa do que imaginava. Reviravoltas na Itália a levarão a depender de seus inimigos, fazendo-a se abrir como nunca antes.

Comunidade Oficial da Fanfic BP x ES.

Aproveiteeeeem, a FIC já esta terminada, mas vale a pena conferir mesmo assim, prepare-se para capítulos emocionantes! Eu li, aprovo e indico!

Sinopse: Bella é uma garota de 17 anos, sua família não é muito normal e seu primo Edward de 21 anos, adora enfrentar uma briguinha com ela. Só que os dois, mal imaginam que um sentimento estava guardado dentro deles desde a infância, com apelidinhos pessimos e adolescencia precaria. E vocês? Estão dispostos a ver o que esse casal vai enfrentar para descobrir o amor que sente um pelo outro? Então, vamos mergulhar de cabeça. 
Prologo: Meu primo? Tenho vários, mas o mais chegado é Edward, ele é um cafajeste que se acha gente só porque tem 21 anos e faz faculdade além de ser modelo e estar rodeado de mulheres, acha que é a ultima coca-cola gelada do deserto inteiro. Vive jogando charme para mim e me atentando de todas as formas, eu? Resistia, agora? Não sei mais... só sei que, se for o que minha amiga me disse, não custa lutar pelo homem mais sexy da terra não é?

FIC muito boa, esta no inicinho ainda, superando algumas dificuldades, mas é otima, escrita por uma amiga virtual minha, a qual até me convidou para escrever junto com ela!

0 Opiniões Formadas: